Cidade Desassossegada

A cidade provoca desassossegos diversos e cada vez eles são mais rápidos. A cada piscar de olhos surgem diferentes processos, diferentes actores, diferentes políticas que provocam mudanças rápidas e que têm efeitos ainda mais rápidos na vida de cada um(a).

Com este livro quisemos chamar a atenção para estes desassossegos, que a diferentes escalas, macro e micro, percorrem todo o país. Assim, conversámos com diferentes pessoas em Lisboa e no Porto que nos abriram o seu coração, a sua a alma e a sua vida e nos falaram do que é para elas o direito à cidade, o viver na cidade ou, tão simplesmente (não sendo assim tão simples) ter uma casa. Estas conversas levaram-nos a vidas reais que não se escondem atrás das paredes e se dão se dão a conhecer. Depois, e porque não é só através das palavras que ficamos a conhecer o que se passa na cidade, um ensaio fotográfico da bailarina Valentina Parravicini mostra-nos um pouco da Lisboa actual e de como o espaço público é apropriado, utilizado, transformado.

Nesta cidade desassossegada e que desassossega as perguntas são cada vez mais e as respostas são vastas, amplas e, muitas vezes, pouco dizem. O que está a acontecer na Praça do Martim Moniz, em Lisboa? E os andaimes e as obras espalhadas pela cidade? E as casas? Onde vivem os habitantes da cidade? E como vivem? Quem são eles? Que direitos têm? Afinal é, também, de direitos que estamos a falar.

No decurso da última década, o uso da expressão direito à cidade tornou-se cada vez mais usual. Seja em contexto académico, no mundo do ativismo ou até mesmo na política institucionalizada, é frequente a sua utilização. Sendo a sua apropriação e uso feitos por sujeitos tão diferenciados, o seu significado vai também sofrendo alterações, tornando progressivamente mais difícil e menos clara a sua compreensão. Por conseguinte, esta reflexão introdutória procura dar resposta a uma interrogação fundamental: do que estamos a falar quando falamos de direito à cidade?

Organização: Ana Estevens, André Carmo e Sofia Neuparth

Autores: André Carmo, Noé Alves, Sofia Neuparth, Preciosa Ferrão, Rita Silva, Azlin Brown, João Baía, Celina Silva, Margarida Agostinho, Julia Bergmann, Fátima Costa, Nuno Rodrigues, Ana Estevens

2015 | Preço: 7€ (10% de desconto para assinantes)

Anúncios